No dia 4 de março de 2024 reuniram-se de forma remota membros da atual diretoria da SBCEC: a Presidente Edna Bezerra, a vice-presidente Rafaela Mourão, o diretor de Centros Formadores Sergio Luis e o diretor de eventos Prof. Elio Carvalho, com membros da empresa de educação Asgard Cursos, sendo eles o diretor geral e proprietário Dr. JeffChandler e a Perfusionista Cibele Sperone da empresa Coração & Perfusão.

O encontro selou mais que uma reunião de reconhecimento de um curso de formação, mas também um pacto de fortalecimento da classe da perfusão.
A nossa Presidente Edna Bezerra relata a grandeza da SBCEC no diálogo com todos os profissionais perfusionistas: “ A SBCEC é a entidade mais forte e mais importante quando se trata de perfusão no país. Portanto, o seu papel de unir todos, ouvir a todos, e ser respeitado por todos é de suma importância para a perfusão seja cada vez mais forte.”

A vice-presidente Rafaela Mourão, também comentou sobre o desafio que a SBCEC tem sobre o diálogo: “Nós perfusionistas, temos em nossa conduta no centro cirúrgico a comunicação acertiva como uma das principais e cruciais tomadas de decisão durante o procedimento cirúrgico. Nem sempre é simples esta comunicação no dia a dia. Por isso, é de extrema relevância este encontro para mostrar que a SBCEC é uma instituição aberta e clara em suas ações e princípios.”

A perfusionista Cibele nos comentou sobre qual a importância de ter a SBCEC nos seus projetos de cursos: “ Ser um profissional ou uma empresa associada à Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC) é importante para aprimorar constantemente os conhecimentos na área, garantindo acesso a atualizações e recursos educacionais. A colaboração com profissionais qualificados proporciona uma rede de aprendizado, essencial para o desenvolvimento contínuo no campo da perfusão no Brasil. Sou formada há mais de 20 anos e após concluir o meu curso de perfusão já prestei a prova. Hoje sou especialista pela SBCEC, ALAP e ELSO. A Educação Continuada pode trazer vivências, experiências e muitos aprendizados para todos nós!”

O Dr. Jeffchandler também nos deu o prazer de ouvi-lo e falar da importância do reconhecimento da Asgard como Centro Formador SBCEC: “ A asgard cursos foi o primeiro curso a apoiar a SBCEC antes mesmo das normas criadas pela sociedade. A empresa sempre primou pela excelência na formação e o reconhecimento da SBCEC, soma se aos demais reconhecimentos oficiais obtidos ao longo destes 15 anos de história. Desta forma, centenas de ex alunos formados pela instituição podem optar por participar da entidade fortalecendo a Perfusão no Brasil.”

O diretor Sergio Luis, um grande profissional que presenciou toda a história da SBCEC e sua evolução comentou: “ A SBCEC somos todos nós. Àqueles que não conhecem a linda e batalhadora história desta sociedade podem cometer um grave erro de julgamento. Este encontro fortalece ainda mais a perfusão do Brasil.

E por fim, o diretor de eventos e ex-presidente da SBCEC, Prof. Elio Carvalho relatou do prazer de estar em momento único da perfusão: “Presenciei nesta noite um encontro de profissionais maduros que querem o melhor para a perfusão. Tenho orgulho desta diretoria que dialoga facilmente em busca de soluções. Parabenizo o Dr. Jeffchandler e principalmente a Perfusionista Cibele Sperone pela iniciativa.”

No encontro foi discutido sobre os planos da empresa de educação e apoio da SBCEC. Todos foram unanimes em atribuir à SBCEC um peso importante na educação de formação no Brasil e firmaram uma grande corrente do bem para enfim, caminharmos para termos todos os centros formadores reconhecidos pela Sociedade.

A ASGARD CURSOS se comprometeu em enviar toda a documentação pendente para ser reconhecida como centro formador. A SBCEC comunica que aguarda a documentação e realizará avaliação seguindo o comunicado 002/2022, assim como fez dos últimos 9 centros que já foram reconhecidos.