Máquina de última geração que substitui as funções de coração e pulmão durante cirurgias cardíacas será lançada no Brasil no próximo dia 14

Um equipamento de última geração que substitui as funções do coração e pulmão e permite a realização de cirurgias cardíacas complexas será lançado no Brasil no próximo dia 14 de junho, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). É o Essenz, da LivaNova, empresa líder mundial no segmento de máquinas coração-pulmão há 50 anos.

As máquinas de circulação extracorpórea e seus operadores, os perfusionistas, têm a responsabilidade de sustentar a vida do paciente enquanto este tem seu coração e pulmão parados para a realização de procedimentos cirúrgicos cardíacos. Por isso, é essencial que esses sistemas sejam seguros e modernos. A Essenz é o aparelho mais moderno que atende às diretrizes de segurança estabelecidas pela SBCCV e a Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC), contando com uma central de gestão de alarmes sonoros e visuais para monitoração e segurança, unidade de backup alimentada por bateria com duração de 180 minutos em operação normal, sensores identificadores de bolhas no sistema, pressão, nível de sangue do oxigenador e misturador de gases de alta precisão.

Sobre a tecnologia

A Essenz é uma máquina coração-pulmão cuja primeira utilização clínica foi realizada em dezembro de 2022, na Holanda, após cinco anos de desenvolvimento do equipamento. A partir de então, mais de 220 Essenz estão em utilização clínica em todo o mundo. Atualmente, mais de 2 mil pacientes adultos e pediátricos em todo o mudo passaram por cirurgias cardíacas com o uso das máquinas de circulação extracorpórea Essenz.

O dispositivo se destina a realizar, controlar, monitorar e apoiar a circulação sanguínea extracorpórea, substituindo a função de bombeamento mecânico do coração, além de monitorar e regular parâmetros fisiológicos do paciente durante a cirurgia. Criada como uma evolução do modelo anterior, a máquina S5, a Essenz possui o diferencial de contar com um software de monitoração clínica do paciente, que permite o registro detalhado dos dados de perfusão durante procedimentos cardiopulmonares, além do processamento e avaliação dessas informações. Seguindo as indicações das diretrizes clínicas da STS (US Society of Thoracic Surgeons) e da EACTS (European Society of Cardiothoracic Surgery), a Essenz possui um conjunto de indicadores que poderão diminuir significativamente a taxa de complicações cirúrgicas. Além disso, possui design ergonômico que facilita a organização e a limpeza e minimiza distrações, promovendo maior segurança tanto para o paciente quanto para o perfusionista, otimizando as operações realizadas.

“A Essenz é a primeira – e única – máquina concebida e lançada de acordo com o regulamento de dispositivos médicos da União Europeia (EU MDR, da sigla em inglês), regras que regem a investigação clínica, produção e distribuição de dispositivos médicos na Europa. No Brasil, a tecnologia também atende a todos os parâmetros estabelecidos, e será a máquina mais moderna e segura disponível no mercado”, aponta o professor Nuno Raposo, cardiopneumologista e perfusionista, diretor clínico da LivaNova para o Oriente Médio, África e Rússia.

Diferenciais da máquina de última geração

Em relação a outras, a Essenz é a única máquina no mercado com nível de segurança redobrado, uma vez que a tecnologia apresenta duas unidades de cada um dos dispositivos mais importantes, como a bomba arterial, com objetivo de que, caso um dispositivo primário venha a falhar por qualquer motivo, essa segunda assuma sua função automaticamente. Além disso, é a tecnologia mais moderna que permite a integração de sistemas computadorizados para o melhor gerenciamento do caso de cada paciente, de acordo com dados fisiológicos obtidos em tempo real.

A qualidade da máquina afeta não só o fluxo de trabalho da equipe médica, mas também a recuperação do paciente. Sendo assim, os hospitais que possuem essa tecnologia de última geração saem na frente, pois a Essenz oferece vários benefícios: “nossa tecnologia é capaz de diminuir o tempo de internação e acompanhamento ambulatorial, pois diminui a possibilidade de lesões neurológicas temporárias ou definitivas por fluxo cerebral inadequado, ou a ocorrência de microbolhas no processo de perfusão. Ela também diminui a ocorrência de insuficiência renal aguda, um dos grandes fatores de elevação de custos no cuidado deste tipo de paciente", explica o diretor da LivaNova na América Latina, Marcio Yoshikawa.

Para garantir que os procedimentos realizados com o equipamento atinjam sempre o melhor resultado, a LivaNova oferece um serviço pós-venda, que integra área médica, engenharia clínica, comercial e logística. “Quando ocorre a aquisição dos equipamentos por um hospital, oferecemos nosso suporte de engenharia clínica e equipe médica em relação a treinamentos e acompanhamento dos procedimentos com nossas máquinas, garantindo o total entendimento do funcionamento da tecnologia e possibilitando com que os profissionais que o operem consigam tirar dela a melhor performance possível”, conta o executivo.

Lançamento

A LivaNova estará presente na 50ª edição do congresso da SBCCV e também no 41º Congresso Internacional da SBCEC, que acontecem simultaneamente nos dias 14 e 15 de junho, em São Paulo. O lançamento oficial da Essenz em território brasileiro será na sexta-feira.

No evento da SBCCV, a LivaNova promoverá um jogo interativo no formato de quiz, no qual os participantes devem responder perguntas corretamente para finalizar uma simulação de cirurgia com sucesso. Já na ala da SBCEC, haverá uma sala da empresa com demonstração “Hands-on” e um coquetel com música ao vivo.

Sobre a LivaNova

A LivaNova PLC é uma empresa global de tecnologia e inovação médica, construída com quase cinco décadas de experiência e um compromisso incansável de proporcionar esperança aos pacientes e suas famílias por meio de tecnologias médicas inovadoras, oferecendo melhorias para a cabeça e o coração. Sediada em Londres, a LivaNova emprega aproximadamente 3.000 funcionários e está presente em mais de 100 países para o benefício de pacientes, profissionais de saúde e sistemas de saúde em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.livanova.com.