(19) 3242-5748 | Whats: (19) 99606-6725 e (19) 97152-0271
11/09
Centros Formadores Reconhecimento

 



 

 

 

 

 


📝 A SBCEC reconhece os Centros Formadores de Perfusionistas cujos cursos seguem os critérios mínimos estabelecidos pelas Normas Brasileiras para o Exercício da Especialidade de Perfusionista em Circulação Extracorpórea. Este documento foi publicado em 2017 pela SBCEC em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e estabelece padrões de qualidade para a formação e atuação deste profissional. Confira o Comunicado 004/2019 para obter os detalhes deste reconhecimento.

 

📝 A SBCEC vem trabalhando em parceria com os Conselhos Profissionais, e estas mesmas Normas estão sendo utilizadas pelos mesmos nas suas Resoluções e Normativas que estabelecem os critérios que seus profissionais devem ter para exercer a especialidade de Perfusionista. Atualmente 3 Conselhos Federais já exigem cursos com a carga horária mínima de 1200h em seu currículo: Conselho Federal de Biologia (CFBio), Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e Conselho Federal de Farmácia (CFF). Há um diálogo entre as entidades para adequação das Resoluções em que ainda não estão de acordo com as Normas Brasileiras, fazendo com que as mesmas possam ser alteradas a qualquer momento e entrem em vigor na data de sua publicação.

 

📝 A partir de 2021 somente candidatos em que possuem sua especialização através de Centros Formadores poderão prestar a prova para obtenção do Título de Especialista em Perfusão pela SBCEC. O Título é um reconhecimento de excelência da formação e atuação do perfusionista. Ele é reconhecido pelos seus Conselhos Profissionais que regulamentam a Perfusão e está cada vez mais sendo exigido para contratação em hospitais e em concursos públicos.

 

📝 O Ministério da Educação (MEC) é o único órgão que regulamenta as normas para cursos de pós-graduação no Brasil, sendo que estas normas são generalistas a todos os cursos e áreas. Sendo assim, em todo momento deixamos claro que o reconhecimento da SBCEC aos Cursos de Formação de Perfusionistas não influencia no reconhecimento pelo MEC. O que a SBCEC faz é reconhecer e cadastrar Centros Formadores cujos critérios considerados mínimos para formação de um perfusionista de qualidade são respeitados. Este é um acordo com a SBCCV para melhorarmos a formação dos profissionais perfusionistas. Infelizmente as normas estabelecidas pela SBCEC não são obrigadas a serem seguidas pelas instituições, e algumas destas, talvez as piores, limitam-se a incorporar apenas a exigência mínima do MEC, que não individualiza cada pós-graduação, o que, na nossa visão, é um erro. 

 

⚠️🚨 Sendo assim, cabe a cada aluno escolher a instituição que irá fazer a sua base profissional e, desta maneira, impactar sua atuação futura. Pense bem! 🚨⚠️