(19) 3242-5748 | Whats: (19) 99606-6725 

Segurança do paciente

Posted by Rafael Alvares
on 25 setembro 2012
Acessos: 8513

ENTENDENDO O QUE É O PERFUSIONISTA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO DA CIRURGIA CARDÍACA

 
Por: Dr. Jeffchandler Belém de Oliveira - Biomédico Perfusionista
       Dr. Élio B. Carvalho Filho - Biomédico Perfusionista

 

A Circulação Extracorpórea, também conhecida como Perfusão, consiste em um procedimento com utilização de maquinas, aparelhos, circuitos e técnicas, capaz de substituir temporariamente a função de bomba do coração e a função respiratória do pulmão, enquanto estes órgãos ficam excluídos da circulação sistêmica. Apenas pelo conceito, já é possível entender a importância de um profissional que mantem o paciente vivo durante uma cirurgia cardíaca.

O Perfusionista necessita ser, obrigatoriamente, um profissional com graduação na área da saúde, seja ela qual for. Hoje, as duas profissões que mais possuem especialistas em Perfusão são a Enfermagem e a Biomedicina. Porém, qualquer profissional da saúde, pode se especializar e realizar o procedimento.

Mesmo diante de tal importância, a Perfusão ainda não está, totalmente regulamentada, no Brasil. Hoje, temos uma CBO (Classificação Brasileira de Ocupação). De acordo com a classificação, o biomédico integra o grupo de competência 2212-05, da família ocupacional 2212. O processo foi concluído no último semestre de 2008 e desde janeiro de 2009. A SBCEC luta para que esta atividade seja reconhecida e tenha um Projeto de Lei que a regulamente.

Devido a este entrave legal, e por ser uma atividade relativamente nova no Brasil, é comum que este procedimento seja realizado de forma inadequada no país. Isto acontece quando a equipe de cirurgia reconhece um técnico ou outra pessoa não qualificada para esta atividade. Isto fere primeiro a CBO, que obriga todos os perfusionistas serem profissionais graduados e especializados. Em segundo, e mais importante, fere a ética profissional quando se coloca em RISCO A VIDA DO PACIENTE. A perfusão é uma atividade complexa, multidisciplinar, em que o profissional deve ter conhecimentos de anatomia, fisiologia, hematologia, bioquímica, exames laboratoriais, esterilização, procedimentos cirúrgicos e técnicas de perfusão. Como uma pessoa não especializada pode ser capaz de cuidar de tantos fatores? Mantem o paciente vivo e em equilíbrio em Circulação Extracorpórea é uma arte, e para ser realizada precisa, obrigatoriamente, de qualificação.

Desse modo, a Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea - SBCEC faz uma convocação à todos os perfusionistas e pacientes a fiscalizarem!!! Denuncie!! Se vai realizar um procedimento como Cirurgia Cardíaca, ou outro que necessita de um perfusionista, saiba quem é este profissional. Entre em contato com a SBCEC para saber se este profissional é cadastrado na Sociedade e se é apto à realização desta atividade. É sua vida que está em risco!!

A SBCEC lança também a Campanha "Perfusionista: Profissional de Coração". Faça parte desta corrente para uma saúde mais decente e justa.

Por uma Perfusão cada vez mais forte!!

 

 

 

 

 

Segurança do Paciente - Perfusão Segurança do Paciente - Perfusão
Segurança do Paciente - Perfusão Segurança do Paciente - Perfusão